Tendências de casamento 2021

Com a grande maioria dos casamentos a serem adiados e com tanta hesitação sobre o futuro incerto dos próximos meses, é expectável que comecemos já a focar-nos no ano que está para vir. Os noivos de 2021 já começam a querer planificar e definir os primeiros detalhes e, por isso, impõe-se a questão: quais serão as tendências de casamento para 2021?

(…) Nas tendências de casamento para 2021 vamos continuar a ver o rustico chic, o boho cuidado, o campestre elegante. Em termos de organização das salas/locais da festa, acredito que vão ganhar espaço as mesas corridas. (…)

Como todos os que me acompanham sabem, eu sou uma apaixonada por casamentos. Adoro saber todos os pormenores da história de amor dos meus noivos, a começar pelos pedidos de casamento (as história desses momentos são sempre lindas e vibrantes e eu fico sempre muito entusiasmada por saber esses pormenores). Por adorar tanto este trabalho e por dar tanto significado a todos os detalhes das histórias dos casais, para mim seja qual for a tendência que surja, o convite de casamento personalizado tem de ser sempre peça chave em todos os projectos. De preferência espelhando não só os estilos dos noivos, mas também a sua história, vivência e experiência. Depois disso, vem então a escolha da paleta de cores, a preocupação com a harmonia entre todos os elementos, o posicionamento acertado de toda a comunicação do evento.


Decoração orgânica e natural

Não é de agora que o estilo dos casamentos tem apontado muito para escolhas de materiais naturais, orgânicos: decorações com madeiras, florais campestres, palhinhas, vergas, folhagens selvagens. Escolhas descontraídas mas sofisticadas. Pois em 2021, a tendência vai manter-se e vincar-se. Nas tendências de casamento para 2021 vamos continuar a ver o rustico chic, o boho cuidado, o campestre elegante. Em termos de organização das salas/locais da festa, acredito que vão ganhar espaço as mesas corridas. Não eliminando as habituais mesas redondas mas talvez misturando, acredito que esta opção vai ser cada vez mais solicitada e vai ganhar adeptos, especialmente entre quem procura uma festa dentro dos estilos que mencionei, a lembrar os arraiais, com as suas luzes , criando um ambiente muito confortável, carinhoso e inspirador.


Convites de casamento personalizados em 2021

(…) Entram com mais força os papéis texturados, naturais, papéis de algodão, reciclados, com pormenor e cor. Os convites vão revelar-se muito orgânicos, quer pela escolha dos materiais utilizados quer pela forma como são acabados. (…)

Como já referi, em 2021 os traços minimalistas vão continuar a dar cartas. Os convites de casamento onde menos é mais vão ser senhores do ano que está por vir. O design vai ficar mais simples e a escolha dos papéis vai ganhar (ainda) mais importância. Entram com mais força os papéis texturados, naturais, papéis de algodão, reciclados, com pormenor e cor. Os convites vão revelar-se muito orgânicos, quer pela escolha dos materiais utilizados quer pela forma como são acabados. Iremos assistir a uma tendência de papéis com bordas irregulares, com aspecto rasgado, ao invês dos cortes precisos e “perfeitos”.

As cores vão focar-se nos tons naturais, muito nude que irão transmitir tranquilidade, serenidade, calma. A simplicidade obriga a um cuidado ainda maior com o design, pois teremos muito pouco para fazer muito, muito pouco para fazer um tchanan. Só o material gráfico sofisticado irá passar o crivo da simplicidade sem cair na banalidade.

Acredito ainda que em termos de design continuaremos pelos motivos naturais como florais e folhagens, alguns irão começar a aparecer em estilo line art em vez da aguarela. No entanto, o watercolor vai continuar a ser tendência para 2021.


2021: o exemplo da Mariana e do Filipe

A Mariana e o Filipe casam no próximo ano e o convite de casamento já é “missão cumprida” na lista das tarefas. Quando começaram a conversar comigo, explicaram que tinham um namoro longo, que eram um casal muito cúmplice e que o sonho do casamento era algo que planeavam desde cedo, quando ainda eram um casal de namorados no secundário. Contaram como construíram as suas vidas, como foi o namoro durante a Faculdade e como este passo simboliza o culminar do esforço e sacrifícios que fizeram. Contaram como se sentem felizes e como o casamento vai marcar o início da vida a dois, em que vão voar com as próprias asas. Um dia que simboliza o amor e a independência em todos os sentidos.

Em termos de decoração, deram-me espaço para trabalhar e pediram que alinhasse a proposta com aquilo que eu acho que serão as tendências do próximo ano. Percebi que se indentificam com as cores pastel, com a abordagem natural e descontraída e assim nasceu o primeiro convite de 2021 do atelier, completamente alinhado com algumas daquelas que serão as linhas mestras do próximo ano. As ilustrações dos passarinhos são o mote que resume, com delicadeza e sem grandes artifícios, o que representa o momento do casamento para este casal: “We will fly together”.

%d bloggers like this: